quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Projeto Inclusão no espaço escolar




Os alunos da 8ª serie da escola receberam um texto que falva sobre as dificuldades que um cadeirante encontra quando sai de sua casa para fazer coisas simples como ir ao super mercado, pegar um onibus ou mesmo atravessar a rua. Discutimos sobre a necessidade de rampas, banheiros adaptados.
Após terminada a discussão, mostrei aos alunos o que seria uma rampa ideal, ou seja a altura da rampa deve ser apenas 8% de seu comprimento na base. Veja o desenho abaixo. Ou seja toda e qualquer rampa para ser dita como ideal deve ser esta proporção.
Assim fomos pra rua verificar se nossa rampa obedece esta proporção.






Verificamos que infelismente nossa rampa não é adequada a um cadeirante pois tem 5 metros de comprimento na base e 1,30 mts de altura ou seja para ser idela teria de ter no maximo 40cm dealtura.


Após esta verificação os alunos tiveram a segunda tarefa que era fazer uma entrevista com a secretaria da escola com o intuito de saber se a escola estava preparada para receber um cadeirante, as perguntas foram do tipo ( há banehrio adsaptado? A escola tem bebedouro adaptado? Há preconceito com estes tipos de aluno?). Ao final os alunos chegaram a conclusão que a escola esta muito longe do ideal para estar pronta para receber este tipo de aluno. Abaixo a foto das alunas entrevistando.




Nenhum comentário: